Diocese Anglicana de São Paulo - Nossos Bispos



Elliot Lorenz Sorge


Um missionário americano que começou a trabalhar no Brasil em 1965, em Belém do Pará, onde havia realizado a Missão de Santa Maria em Nova Marambaia, presidindo o conselho administrativo da Escola J. F. Kennedy ou dirigindo o ambulatório São Lucas. Na época da eleição, era ministro encarregado das paróquias de São Marcos e da Trindade, em Itariri, e da Paróquia de Todos os Santos, em Santos, onde residia. Sorge foi sagrado ao episcopado na Paróquia da Santíssima Trindade, em São Paulo, no dia 31 de janeiro de 1971.

Ele dirigiu a diocese de janeiro de 1971 até renunciar em 19 de junho de 1977. Durante sua gestão, a diocese se manifestou contra a ordenação feminina.





Sumio Takatsu


Foi eleito o bispo da DASP em 30 de abril de 1977, aos 50 anos de idade, e sagrado no dia 12 de junho do mesmo ano. Entrou para a história da IEAB como o primeiro bispo celibatário.

No concílio que o elegeu, um conciliar tentou impugnar o resultado da eleição, alegando que o solteirismo impedia-o de exercer o cargo, pois o apóstolo Paulo recomendou na Primeira Carta a Timóteo (3.2-5) que o bispo devia ser "esposo de uma só mulher, que governe bem a casa, criando os filhos com disciplina e respeito".

Esse japonês, naturalizado brasileiro, nasceu em Sapporo, Hokkaindo, no Japão, em 3 de janeiro de 1927. Estudou teologia no Brasil e nos Estados Unidos. Dom Sumio conquistou dois graus de Mestre em Teologia, um pelo Seminário de Virgínia e o outro pelo Seminário Unido de Nova York. Em 1979 recebeu o título de Doutor Honoris Causa do Seminário de Virgínia por sua dedicação aos estudos teológicos e pelo interesse na educação teológica no Brasil.

Dom Sumio dirigiu a DASP de 1977 a 1989.





Glauco Soares De Lima


Dom Glauco foi eleito bispo coadjutor com direito a sucessão em concílio extraordinário realizado em julho de 1989, em São Paulo. Foi ordenado ao diaconato em 1956 e ao presbiterado em 1958. É bacharel em direito e filosofia e mestre em teologia e ciências sociais.

Quando foi eleito, exercia seu pastorado na capital paulista como pároco da Igreja de São Paulo (Saint Paul's Church), uma comunidade internacional freqüentada por brasileiros, americanos, ingleses e outras nacionalidades. Assumiu o governo da DASP em janeiro de 1990.

Três temas formavam a base de seu programa: evangelização, serviço e autonomia. Para atingir esses objetivos, alterou a estrutura administrativa da diocese, substituindo as secretarias por pastorais, conservando apenas duas secretarias: finanças e cânones. As pastorais eram Educação Teológica, Ecumenismo, Liturgia, Juventude e Comunicação. Os coordenadores de cada uma dessas áreas são nomeados pelo bispo e ratificados pelo concílio diocesano.

Dom Glauco é natural de Pelotas, RS. Nasceu em 28 de janeiro de 1934. É casado com Helen Jane Garcia de Lima, desde 27 de fevereiro de 1957. O casal tem 4 filhos e 9 netos.





Hirosshi Ito


Dom Hiroshi Ito foi eleito bispo diocesano em concílio extraordinário realizado em 06 de abril de 2002, em São Paulo. Foi ordenado ao diaconato em 1967 e ao presbiterado em 1968. É bacharel em filosofia e teologia.

Quando foi eleito, exercia seu pastorado na capital paulista como Reitor da Paróquia Anglicana da Santa Cruz. Assumiu o episcopado na DASP em 28 de julho de 2002, data da sua Sagração.

Seus comprissos episcopais são: Colegiada, Diversidade, Planjemento, Missão, Ecumenismo e Diálogo Inter-Regilioso, Inclusividade, Educação Teológica, Pastoral, Tradição Epsicopal e a Criação da Diocese do Paraná.

Dom Ito é natural de Nara no Japão. É casado com Sumiko. O casal tem 3 filhas e 4 netos.





Roger Douglas Bird


Dom Roger Bird foi eleito bispo diocesano no concílio extraordinário realizado em 07 de junho de 2007, em São Paulo. Foi ordenado diácono em 1989 e presbítero em 1990. É bacharel em Ciências, especializado em matemática aplicada e estatística.

Sua formação teológica foi realizada no I.A.E.T. em São Paulo sob a coordenação de D. Sumio Takatsu e no Seminário Episcopal Divinity School, nos EUA.

Quando foi eleito, exercia seu pastorado na capital paulista como Reitor e Deão Reitor da Igreja de São Paulo (Saint Paul's Church). Assumiu o episcopado na DASP em 07 de setembro de 2007, data da sua Sagração. Seus compromissos episcopais são: 1) Zelar pela espiritualidade da Diocese em todos os níveis; 2) Desenvolver metas para cada paróquia e missão; 3) Ser o Pastor dos pastores.

Dom Roger é natural de São Paulo, SP, porém, foi criado na África do Sul onde viveu por 20 anos. É casado com a Sra. Elizabeth Alison Bird há 35 anos, pai de 3 filhos e tem duas netas.